O que a música influencia na vida dos jovens?

 

Existem várias definições para o que pode se chamar de música hoje em dia. Existe até quem diga que a música é simplesmente um barulho.

Ela vai muito ale de ser apenas um barulho, é uma combinação de sons. Essa combinação é composta por melodia, harmonia e ritmo que, quando juntos, traz um som contagiante. Em uma linguagem mais filosófica, música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos.

A música tem um grande poder de influencia na vida das pessoas. Através dela, um individuo pode mudar de atitude, alterar seus estados psicológicos, suas opiniões, mudar até seu jeito de se vestir, enfim, ela tem um excelente poder de persuasão na vida de cada um dos seres humanos.

Creio que é através da música podemos tocar na vida das pessoas. Um veículo feito para atingir os sentimentos, despertar reflexões, construir ou destruir… Já ouvi dizer que as pessoas são aquilo que pensam, e a música é uma ferramenta capaz de nos fazer pensar e repensar com ritmos várias vezes durante o dia, semanas, meses ou anos. Capaz de transformar o caráter de uma pessoa dependendo da maneira que essa a recebe. Músicas com letras violentas, fazem pessoas violentas músicas alegres, tornam pessoas mais otimistas.

Independentemente do estilo ou ritmo, creio que a música é um canal pelo qual o homem pode manipular o som de formas infinitas e deixar sua mensagem, sendo ela tanto boas quanto ruins aos seus ouvintes.

No samba e no pagode, não existe idade, são adolescentes, adultos, mulheres, terceira idade, todos os tipos de etnias e idades que se encontram em prol de um mesmo ritmo e de um gingado único.

O estilo das vestimentas masculinas tem como base o uso de roupas e tênis de marca, camisa social e calças jeans, além de correntes de prata e ouro, sendo bom lembrarem que alguns sambistas ainda aderem ao uso de ternos de cor geralmente clara e sapatos, revelando um estilo de gafieira. Na cabeça geralmente o uso de bonés e chapéus característicos do samba são freqüentes.

Enquanto isso as mulheres vestem shorts, saias curtas, vestidos, decotes, ou seja, roupas extremamente sensuais, adaptadas ao clima tropical brasileiro.

A moda dessa tribo de sambistas e pagodeiros revela antes de um estereótipo, o ritmo de uma música energizada que contagia todas as pessoas e gostos que entram em contato com esse estilo musical.

Com o passar do tempo, além da música erudita, foi criada a música Gospel. Um tipo de música reconhecida por seus poderes de abrandamento. Popularmente conhecida como louvor, a música Gospel é usada nas igrejas como hinos, feitas para clamarem a Deus. Os evangélicos dizem ainda que a música Gospel é uma oração cantada. Eles a usam como um ponto de fé para que possam chegar até Deus.

Podemos dizer que a música em si própria já tem o poder de formação de identidade, de manipulação de massas, de extravasar as energias existentes dentro da vida de cada um dos jovens. As mudanças ocorridas na vida do jovem fazem com que ele obtenha cada vez mais sua identidade e personalidade, uma vez que ninguém nasce com sua identidade definida, passamos a aprender e nos utilizar dos ensinamentos que a vida trata de nos ensinar e a música é um grande aliado da vida no ato de ensinar.

O que você mais ouve será o que você mais irá pensar. A boa música está à procura de bons ouvidos para ouvi-la.

 

About these ads

Sobre Filedanet

Meu nome é Jonathan Cintra, tenho 28 anos, e resido na cidade de São Joaquim da Barra. Além de Comunicador Social / Jornalista, também sou Músico / Baterista e Técnico em Informática. Uma pessoa dinâmica e bem humorada que sempre está pronta para qualquer desafio!

Publicado em setembro 25, 2011, em Informações. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 973 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: